Como comentado anteriormente, os acumuladores são utilizados em dois tipos de situações, para a realização de somatórios e para a realização de produtórios. No caso dos somatórios, o acumulador é normalmente inicializado com o valor 0 e incrementado no valor de um outro termo qualquer, dependendo do problema em questão.
Considere que no problema anterior, ao invés de desejarmos calcular a quantidade de pessoas que são do sexo feminino e possuem 18 anos, desejemos calcular a soma das idades das pessoas que estão nessa situação. Nesse caso, precisamos inserir no algoritmo um acumulador, que deve ser inicializado em 0, e incrementado no valor da idade da pessoa em quetão. Veja no algoritmo 22.
Um algoritmo para calcular a média das idades das pessoas do sexo feminino com 18 anos ou mais, pode ser facilmente desenvolvido utilizando um contador para armazenar a quantidade de pessoas que pertencem a esse conjunto e um acumulador para armazenar a soma das idades dessas pessoas.
No caso de utilizarmos acumuladores para armazenar produtórios é necessário a inicialização do mesmo com o valor neutro da multiplicação (o número 1). A cada iteração o acumulador é então multiplicado por um outro termo qualquer, dependendo do problema em questão.
Por exemplo, para calcular o fatorial de um determinado número, devemos escrever o Algoritmo 24.
root 2009-03-12