Vetores são varíaveis compostas que podem armazenar um conjunto de valores. Todos estes valores são referenciados através do nome do vetor (o mesmo para todo o conjunto de valores) e de um índice (distinto para cada valor.) As variáveis vetoriais são análogas aos vetores usados na matemática e na física, em que um vetor, por exemplo
é constituído por três valores , e ; neste caso o nome do vetor é e os índices são 1, 2 e 3. Ao contrário de um escalar que possui só um valor, é uma variável composta por 3 valores. As variáveis vetoriais na prática são constituídas por um grande número de valores.
As valores armazenados numa variável vetorial são todos do mesmo tipo, por isso os vetores são chamados de variáveis compostas homogêneas.
Os vetores são imprescindíveis quando se quer armazenar diversos valores de um mesmo tipo e referenciá-los com o mesmo nome. Por exemplo, para armazenar as idades de vários alunos de uma turma, poderia-se criar um vetor idade com 8 posições; cada índice de 0 a 7 corresponderia a um funcionário. A Figura 8.1 ilustra a variável idade, os respectivos valores armazenados (na ordem, 23, 22, 18, 34, 23, 21, 25, 39) e os índices de cada elemento.
Os vetores são declarados anexando-se ao nome da variável um colchete com o número de posições que o vetor porerá conter:
int idade[100].
Neste caso será criada uma variável idade[] que conterá 8 posições - índices 0 a 7 - onde poderão ser armazenados números inteiros. Os vetores podem ser de qualquer tipo alfanumérico.
Cada uma das posições do vetor são referenciadas através do nome do vetor seguido do respecivo índice colocado entre colchetes. O Algoritmo 25 mostra como definir todos os valores da variável idade[].
É importante notar que uma variável de posições possui índices de 0 a . Na variável idade de 8 posições usam-se os índices 0 a 7; qualquer índice fora desta faixa resulta em erro.
A grade vantagem de se usar índices dentro do nome da variável é a possibilidade de referenciar um dado elemento do vetor através de um índice variável. Por exemplo, para imprimir todos os valores da variável idade, ao invés de colocar escreva idade[0], escreva idade[1], , é muito mais simples colocar a instrução que se repete (no caso escreva) dentro de uma estrutura de repetição, como mostra o Algoritmo 26.
EXEMPLOS
exemplo: imprimindo os valores na ordem inversa.
exemplo: média de 100 valores.
root 2009-03-12