Dentro de uma estrutura se-então-senão é perfeitamente possível utilizarmos mais de uma linha de comando, ou até mesmo outras estruturas se-então-senão. Existem situações em que os caminhos para a tomada de uma decisão acabam formando uma espécie de árvore com diversas ramificações, onde cada caminho é um conjunto de ações. Nesses casos podemos recorrer à utilização de várias estruturas se-então-senão embutidas umas dentro das outras, comumente chamadas de ninhos.
Nas estruturas de decisão encadeadas, uma estrutura de condição é aninhada dentro de outra, como bloco verdade ou falsidade. Neste caso, para que a estrutura de condição mais interna seja avaliada, é necessário que uma determinada condição seja satisfeita na estrutura de condição mais externa. Considere a estrutura aninhada no algoritmo 11, onde EL significa expressão lógica, BV bloco verdade e BF bloco falsidade. Para que BV2 seja executado é necessário que a EL1 juntamente com EL2 sejam verdadeiras. Se EL1 for verdadeira mas EL2 for falsa, então é BF2 quem será executado. A tabela 6.1, chamada tabela de decisão, mostra as diferentes alternativas possíveis para este caso.
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Por exemplo, suponha que desejemos refinar um pouco mais o problema referente às médias dos alunos de uma dada disciplina. Sabemos que um aluno é aprovado caso apresente média maior ou igual a 7.0 e frequencia maior ou igual a 75%. Na verdade, em uma situação real, se o aluno obtiver a frequência minima exigida e uma média entre 3 e 7, ainda teria direito a uma última avaliação de recuperação. Como faríamos para resolver o problema em questão utilizando apenas estruturas de condição se-então-senão? Poderíamos começar avaliando a frequencia do aluno, e se a mesma for menor que 75% o aluno já estaria reprovado, porém caso a frequencia respeite o mínimo exigido, começariamos a avaliar a média para saber se está aprovado, em recuperação ou reprovado. No momento em que é verificado que a frequencia é menor que 0.75 (75%) o aluno já está imediatamente reprovado, mas caso a frequencia seja maior ou igual a esse valor, devemos continuar com o algoritmo para avaliar em que situação que o aluno se encontra. Enfim, agora é necessário avaliar a média do mesmo, verificando se está acima de 7.0 (aprovado), entre 3 e 7.0 (recuperação), ou abaixo de 3.0 (reprovado). Estes condicionais estão mostrados no algoritmo 12.
root 2009-03-12