Quando uma expressão aritmética precisa ser avaliada num algoritmo, o analisador processa a expressão dando prioridade para certos operadores. As sub-expressões que contém estes operadores serão avaliadas primeiro e seu valor substituído pela sub-expressão inteira. A seguir a próxima sub-expressão na ordem é avaliada e assim por diante até que toda a expressão corresponda a um só valor. A Tabela 4.2 mostra a ordem de prioridade na avaliação dos operadores numa expressão aritmética, chamada de precedência de operadores.
|
Conforme a tabela, as primeiras sub-expressões a serem resolvidas serão os parênteses mais internos, depois as potências, depois as multiplicações e divisões, e assim por diante. A maneira de alterar a ordem de execução das operações numa expressão aritmética é através de parênteses, sendo que eles são executados antes de tudo, a partir dos mais internos para os mais externos.
Por exemplo, considere a seguinte expressão aritmética:
(5+3)**2 * (5-2) + 8 8**2 * 3 + 8 64 * 3 + 8 192 + 8 200A mesma é avaliada pelo computador da seguinte maneira: primeiro os parênteses mais internos são avaliados, depois a potenciação4.1, depois a multiplicação e depois a soma. Se ignorássemos a precedência dos operadores (ou dos parênteses) teríamos um resultado completamente diferente e consequentemente errado.
Vejamos agora um exemplo de uma expressão que contém apenas variáveis (cujos valores ainda não foram informados):
A expressão será executada na seguinte ordem:
root 2009-03-12