Pseudocódigo

O pseudocódigo é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, o pseudocódigo não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida em que se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação.


\begin{algorithm}
% latex2html id marker 551\caption{Exemplo de Pseudocódigo....
...{(''$x$ e $y$ são iguais'')}
\ENDIF
\ENDIF
\end{algorithmic}\end{algorithm}

Na listagem 4 é mostrado um exemplo de pseudocódigo escrito em português para escrever o maior valor entre, $ x$ ou $ y$ . As palavras leia, se, então, senão, senão-se, fim-se e escreva são palavras-chave que representam estruturas presentes em todas as linguagens de programação. Entretanto, no pseudocódigo não é necessário se preocupar com detalhes de sintaxe (como ponto-e-vírgula no final de cada expressão) ou em formatos de entrada e saída dos dados. Deste modo, o enfoque no desenvolvimento do algoritmo fica restrito a sua lógica em si, e não na sua sintaxe para representação em determinada linguagem.

Por exemplo, considere o código do programa a seguir que implementa na linguagem de programação C o algoritmo 4. Veja como o mesmo requer uma sintaxe bem mais rígida do que o seu algoritmo correspondente Isso acontece pois para que o compilador C possa entender o programa desenvolvido, é necessário que sejam respeitadas algumas exigências da linguagem, como por exemplo:

Este conjunto de regras demonstra como o compilador (nesse caso o compilador C) requer estruturas bem rígidas para poder processar (entender) o programa. Para facilitar o entendimento das estruturas algorítmicas que serão estudadas, os algoritmos apresentados aqui serão escritos em pseudocódigo, sendo fundamental que o estudante consiga entender a a correspondência entre os mesmos e a sua representação em uma linguagem de programação.

#include <stdio.h>
 
int main(){ 
  int x, y;    // isto é um comentário de linha 

  /* isto é um comentário 
     de bloco              */
  printf("\ndigite x:");
  scanf("%i",&x);
  printf("\ndigite y:");
  scanf("%i",&y);
 
  if (x>y) {
    printf("x é maior\n");
  } else if (x<y) {
    printf("y é maior\n");
  } else {
    printf("x e y são iguais\n");
  }
}

root 2009-03-12